MENSURANDO

OBJETIVOS DO CURSO

Serão enfocados os temas centrais acerca da avaliação de dor, incluindo informações fundamentais e necessárias sobre a mensuração e avaliação, as escalas unidimensionais e multidimensionais que possibilitam avaliar os aspectos sensoriais, afetivos, cognitivos e emocionais associados à dor.

Serão apresentadas e discutidas as escalas clínicas mais frequentemente utilizadas para mensurar a dor aguda, a dor crônica, a dor pós-operatória, a dor neuropática, bem como, as escalas, os questionários e o inventários usados  para avaliar a dor em recém-nascido, crianças, idosos, portadores de deficiência, entre outras populações especiais.

PÚBLICO ALVO

Todos os interessados no manejo e controle da dor: médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físico, pedagogos e, também, pessoas que sofrem de algum tipo de dor aguda ou crônica.

CARGA HORÁRIA

O curso de atualização Avaliação e Mensuração da Dor em Contextos Clínico-Hospitalares possui carga horária de 26 horas, distribuídas em 1 aula gravada sobre ambientação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e 4 aulas Online AO VIVO, nos dias 10, 17, 24 de novembro e 01 de dezembro de 2017 (sextas-feiras), das 20hs às 22 hs, e atividades complementares, como tutoria online, leitura de material e realização de quizz disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem.

CRONOGRAMA

MÓDULOSTEMASDATAS DAS AULAS
Módulo 1Os desafios de mensurar a dor*10/11/2017
A dor como uma sensação-percepção
Módulo 2 A natureza das medidas de dor17/11/2017
A mensuração dos limiares e da magnitude da intensidade de dor
Módulo 3Mensuração dos atributos hedônicos, afetivos e cognitivos da dor24/11/2017
Mensuração da dor clínica: escalas unidimensionais
Mensuração da dor clínica: escalas multidimensionais
Módulo 4Avaliação e mensuração da dor clínica em populações especiais (recém-nascidos, crianças, idosos, portadores de deficiência)01/12/2017
Avaliação da dor neuropática
Avaliação da dor musculoesquelética (osteoartrite e seus correlatos)

*Previsão de início

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O aluno deverá ao concluir cada módulo, responder um quizz com 10 questões de múltipla escolha, cada uma valendo um ponto. Ao final do curso, a média obtida deverá ser igual ou maior que 5,0 (cinco).

EMENTA DO PROGRAMA

Avaliar a dor é o elemento-chave de se tratamento. Sem uma avaliação adequada da dos, os clínicos não podem saber se suas intervenções são eficazes e bem toleradas ou não.

Medidas confiáveis e válidas de dor também são críticas para compreender a eficiência e a segurança de analgésicos e de outros tratamentos usados na prática clínica.  Portanto, este curso fornecerá uma compreensão ampla e prática dos principais instrumentos usados nos contextos clínicos e hospitalares para avaliar e mensurar a dor aguda e crônica em todas as suas dimensões sensoriais, afetivas e emocionais.

  • Os desafios de mensurar a dor.
  • A dor como uma sensação-percepção.
  • A natureza das medidas de dor.
  • A mensuração dos limiares e da magnitude da intensidade de dor.
  • Mensuração dos atributos hedônicos, afetivos e cognitivos da dor.
  • Mensuração da dor clínica: escalas unidimensionais.
  • Mensuração da dor clínica: escalas multidimensionais.
  • Avaliação e mensuração da dor clínica em populações especiais (recém-nascidos, crianças, idosos, portadores de deficiência).
  • Avaliação da dor neuropática.
  • Avaliação da dor musculoesquelética (osteoartrite e seus correlatos).

DOCENTE

Prof. Dr. José Aparecido da Silva

José Aparecido Da Silva é natural de Jaboticabal (SP). Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-doutorado em Percepção e Psicofísica pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, USA, é Professor Titular do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP. Foi Chefe do Departamento de Psicologia e Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, um dos programas conceituados com a nota 7 (máxima) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Foi também Vice-Diretor e Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Coordenador Científico da área de Psicologia, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Presidente e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia e Coordenador Local da International Society for Psychophysics. Com vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas, freqüentemente citados na literatura internacional, constitui-se num dos pesquisadores em Psicologia, do Brasil, mais freqüentemente referenciado pelos seus pares, tanto em periódicos quanto em livros e capítulos de livros. Membro da American Psychological Association, da International Society for Psychophysics, é o único pesquisador em Psicologia do Brasil membro da Psychonomic Society. Membro da Academia de Ciências de Ribeirão Preto. Os tópicos básicos que têm investigado são: percepção espacial, controle visual da ação, psicofísica social e clínica e a teoria geral da mensuração (escalas, testes, inteligência, dor, atributos subjetivos). Tem regularmente publicado trabalhos originais de pesquisa em revistas prestigiosas da área, tais como, Vision Research; Psicológica; Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance; Perception and Psychophysics; Current Directions in Psychological Science; Perceptual and Motor Skills; Psychologica. Também em revistas nacionais, sendo elas: Arquivos Brasileiros de Psicologia; Arquivos Brasileiros de Oftalmologia; Paidéia; Psicologia: Reflexão e Crítica; Psicologia: Teoria e Pesquisa; Revista Latino-americana de Enfermagem; Estudos em Psicologia; Paidéia; Brazilian Journal of Medical and Biological Research. É autor dos seguintes livros: Percepção: Múltiplas Visões, São Paulo: FCA, 1990; Reflexões sobre Universidade, Ciência e Pós-Graduação. Ribeirão Preto: Holos, 2001; Psicologia & Comportamentos. Ribeirão Preto: Canavaci, 2003; Inteligência Humana: Abordagens Biológicas e Cognitivas. São Paulo: Lovise, 2003; Inteligência: Resultado da Genética, do Ambiente ou de Ambos?. São Paulo: Lovise, 2004; Avaliação e Mensuração de Dor: Pesquisa, Teoria e Prática. Ribeirão Preto: Funpec, 2006; Cientistas de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Funpec, 2007; Inteligência para o Sucesso Pessoal e Profissional. Ribeirão Preto: Funpec, 2007 e Universidade em Debate: CCS, 2007. Editou vários números especiais de periódicos científicos, nacionais e internacionais, dedicados aos Processos Sensoriais e Perceptuais, à Inteligência e a Dor. Atualmente faz parte do corpo editorial das revistas Psychologica, Paidéa, Psicologia: Reflexão e Crítica, Medicina e Sage Publications ? USA. Sendo um dos pesquisadores que teve seus dados biográficos incluídos no Who’s is Who in the World, na edição de 1988 e na edição especial do ano 2000, foi Professor Visitante da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (USA), Universidade de Hokkaido (Japão), Universidade de Padova (Itália), Universidade de Paris, XI – Orsay (França), e Universidade de Coimbra (Portugal). Na Universidade de Coimbra é Co-Coordenador do Mestrado em Psicologia Experimental e, na Universidade Nacional de Tucumán (Argentina), é co-coordenador do Centro Associado de Pós-graduação apoiado pela CAPES (Brasil) e pela SPU (Argentina). Ex-Prefeito do Campus Administrativo da USP de Ribeirão Preto.

CERTIFICAÇÃO

O aluno que realizar o curso, receberá um Certificado de Participação do INEPAD.

EDUCAÇÃO ONLINE AO VIVO

Em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, a Educação Online AO VIVO chega como uma solução para quem quer se atualizar e se especializar, sem estar presente fisicamente na sala de aula.
A plataforma de ensino possibilita ao aluno estudar com professores altamente qualificados de instituições de ensino renomadas através de aulas Online, 100% ao vivo e com interação em tempo real entre docentes e alunos.

Com aulas ao vivo, o curso garante a dinamicidade de uma aula presencial, mas possibilitando que o participante assista de qualquer lugar do país.  Aulas AO VIVO todas às segundas-feiras.

O INEPAD EDUCAÇÃO

O Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração – INEPAD tem mais de 10 anos de história e atua em três principais frentes: a educação, a pesquisa acadêmica e a extensão. Já realizou cursos em parcerias nacionais e internacionais e através destes programas, já formou mais de 20 mil profissionais.
É referência em educação online AO VIVO e proporciona a melhor experiência em conteúdos com profundidade para capacitar profissionais em todo o país.

CONTATO

Email: mensuracaodador@mbaonline.org.br
Telefone: (16) 2111-0250
Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta das 8h às 17h e 30min