Metodologia INEPAD ONLINE AO VIVO

Dia de aula: Toda terça-feira
Horário: Às 20h AO VIVO, horário de Brasília.

Aula Ao Vivo

Nas aulas online os alunos interagem diretamente com professores especialistas nos temas que foram convidados a conduzir as aulas.

As atividades estão estruturadas em um ciclo de 15 dias.
Na primeira semana de cada ciclo de aula, o aluno lê a apostila e assiste a 1ª aula do tema. Por ser ao vivo, o aluno pode fazer perguntas ao professor em tempo real e também interagir com os colegas pelo chat.

Pergunta preparatória: a aula ainda mais próxima da realidade da turma.

Até a sexta-feira, o aluno deve enviar para o professor uma reflexão argumentativa sua sobre o conteúdo do tema da quinzena. Com base nessa reflexão, o professor se aproxima das necessidades de cada turma a cada aula.

Fórum: um espaço de interação e prática!

Na segunda semana, há a 2ª aula do tema da quinzena e o aluno deve responder a Pergunta Dissertativa – PBL, que é baseada em um Estudo de Caso, proposto de modo a embasar a reflexão sobre o tema.
Para finalizar o ciclo, o aluno deve ler a Mensagem da Tutoria e ao final da leitura deve avaliar se a reflexão feita pelo tutor foi relevante para o seu aprendizado.

A Mensagem da Tutoria é uma postagem do tutor que consolida todo o aprendizado do tema.

Sobre encontros presenciais

Neste ciclo de atividades pode-se observar que não há nenhum momento de interação presencial; o momento presencial ocorre apenas nas realizações das provas presenciais e Defesa de TCC, quando o aluno vai até o local de prova presencial por ele selecionado e as realiza, conforme datas a definir.

Vida do aluno

Aqui, as linhas são os dias da semana e as colunas são as atividades que há no curso. A primeira linha identifica a atividade e a última soma os minutos investidos nela, a cada quinze dias. Cada ciclo de aula do curso tem sua duração contabilizada em duas semanas.

Sistema de Avaliação

As avaliações do curso se dão através da realização de atividades on-line (atividades ao longo do ciclo de aula e provas a distância) e provas presenciais.

Para que o aluno faça jus ao certificado de especialista, é impreterível que esteja:

  • Nota mínima de 7,0 em cada disciplina num a escala de 0-10;
  • Frequência mínima de 85% em cada uma das disciplinas; e
  • Na monografia a nota deverá ser igual ou superior a 7 numa escala de 0 a 10, avaliada por banca examinadora, para aprovação final.

Obs.: A Comissão de Cultura e Extensão da USP não confere equivalência de crédito para as disciplinas do programa.