Corpo Docente

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Grespan Bonacim

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2009);

Mestrado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2006);

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2004);

Atualmente, é Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos no setor público, avaliação de desempenho (saúde/hospitais e educação) e contabilidade pública governamental.

Para maiores informações, acesse:

http://lattes.cnpq.br/0485017858544515

 

Profa. Dra. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Professora Doutora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).

Atua com pesquisas em gestão por processos (BPM- Business Process Management), sustentabilidade e BPM, alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação no programa de pós-graduação em Administração das Organizações na FEA-RP/USP.

É pós-doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista, no departamento de Engenharia de Produção do Campus de Bauru.

É doutora em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2004) e mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP, 2001).

É certificada como Professional Business Process Management /CBPP pela ABPMP desde 2010 e profissional certificada no Programa de Gerenciamento de Processos de Negócio pela BPTrends Associates em 2011.

 

Profa. Dra. Lara Bartocci Liboni

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) em 2009;

Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) em 2005;

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) em 2002;

Atualmente é professora do departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA – RP/USP);

Atua em temas como: desenvolvimento sustentável, alianças estratégicas, inovação e administração das organizações.

 

Prof. Dr. Sebastião Sérgio da Silveira

Pós-Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal (2011);

Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);

Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999);

Graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade de Ribeirão Preto (1984);

Atualmente é o 8º Promotor de Justiça de Ribeirão Preto, do Ministério Público do Estado de São Paulo; Professor Titular da Universidade de Ribeirão Preto, onde é Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito e Professor Doutor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – FDRP-USP. Integra, desde março de 2.011, o Comitê Executivo Estadual, do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: improbidade; ação civil pública, meio ambiente, terceiro setor, saúde pública, infância e juventude, cidadania e processo penal.

 

Profa. Dra. Claudia Benedita dos Santos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo (1997) e pós doutorado realizado junto a Universitätsklinikum Hamburg Eppendorf ? Institut und Poliklinik für Medizinische Psychologie ? Zentrum für Psychosoziale Medizin – Alemanha (2007), com financiamento CAPES/DAAD. Atualmente é Professor Associado, nível 2, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Editor associado da Revista Latino Americana de Enfermagem. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Geoprocessamento e Propriedades Psicométricas de Instrumentos de mensuração quantitativa de construtos subjetivos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida em criancas com condições crônicas e geoprocessamento. Líder da Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde – GPEMSA – CNPq e coordenadora dos processos de adaptação cultural e validação dos instrumentos DISABKIDS para Brasil e México. Coordenadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD – CAPES – EERP-USP/UPE/UEPA/UFAM.

 

Profa. Ana Maria Laus

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (1976), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (1998) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp (2003) ambos na linha de pesquisa de “Dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem”.Desde outubro/2005 é contratada como docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Pesquisadora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem e do Núcleo de Estudos sobre saúde e trabalho (NUESAT). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração e Gestão em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, recursos humanos, indicadores de qualidade em enfermagem, avaliação de serviços.

 

Profa. Andrea Bernardes

Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1993). Mestre (2000) e Doutor (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. É docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Coordena o Projeto de pesquisa intitulado “Modelos de Gestão Hospitalares: a realidade Brasileira e Canadense”.

É coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Liderança, Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde (NAP-LIGGESS) e líder do Grupo de Pesquisa LIGGEN – Liderança, Gestão e Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem e pesquisadora do CLEAR Outcomes (Connecting Leadership Education and Research Outcomes) da Universidade de Alberta – Canadá. Membro do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da EERP-USP e membro do Núcleo de Educação Permanente da DRS XIII. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem. Concluiu o Pós-Doutorado na Universidade de Alberta – Canadá.

 

Prof. Antonio Pazin Filho

Graduado em Medicina (1993) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, obteve seu doutorado (2002) pela mesma institiução. Tem residência médica em Cardiologia e Doppler ecocardiografia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, referendadas por títulos de especialista das respectivas sociedades. Obteve o MBA em Gestão de Organizações de Saúde pela FUNDACE (Fundação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) em 2004 e concluiu pós-doutoramento em Epidemiologia Clínica na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health em 2007. Obteve o título de Livre Docência pela FMRP-USP (2011). Atualmente é professor associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na área de Emergências Clínicas (desde 2003) e Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (desde 2007). Desenvolve pesquisa voltada para a interação entre Emergências Clínicas e Epidemiologia, com ênfase na área cárdio-vascular. Desenvolve atividades voltadas para o ensino médico, com capacitação em didática com ênfase nas áreas de Simulação e Ensino à Distância. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissionalizante de Gestão em Saúde desde 2012.

 

Profa. Carmen Silvia Gabriel

Possui Graduação (1984), Mestrado (1996) em Enfermagem , Doutorado (2004) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Pós doutorado (2012) pela Universidade de Alberta, Canada. Atualmente é Professor Doutor de graduação. do Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental e do Programa de Mestrado Profissional, junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Tem experiência nas áreas de Administração Hospitalar , Gerenciamento de Serviços de Enfermagem,Programas de Qualidade e Auditoria na área hospitalar. É responsável por disciplinas de graduação e pós graduação relacionadas à gestão de Serviços de Saúde e gerenciamento de Serviços de Enfermagem na área hospitalar, junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP.

Parecerista de periódicos nacionais e internacionais.Atua com certificadora técnica pelo Ministério da Saúde do Programa Interministerial de Certificação de Hospitais de Ensino .Membro da Comissão Coordenadora da Rede Brasileira (REBRAENSP) e membro da Rede Internacional (RIENSEP) de Enfermagem em Segurança do Paciente. Vice lider do grupo de pesquisa da EERP – USP (CNPQ), intitulado ” LIGGEN: Liderança, Gestão e Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem.Pesquisadora do grupo “CLEAR: Connecting Leadership Education and Research Outcomes , da Universidade de Alberta,Canada.Pesquisadora do grupo de pesquisas em Segurança do Paciente da EERP – USP(CNPQ).

 

Profa. Fernanda Ludmilla Rossi Rocha

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2007). Membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Áreas de conhecimento: Administração em Enfermagem e Saúde do Trabalhador, com ênfase em temáticas relacionadas ao estudo de processos de trabalho e suas repercussões sobre a saúde dos trabalhadores.

 

 

Profa. Lucieli Dias Pedreschi Chaves

Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (1986). Mestre (2001), Doutor (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, na linha de pesquisa de “Dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem”. Livre-docência em 2013. Desde fevereiro de 2006 é Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP e, a partir de abril de 2013 é Professor Associado. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (NUESAT). Membro da Comissão Assessora de Pesquisa do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP. Membro da Comissão de Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental e da Comissão de Pós Graduação da EERP-USP. Membro do Conselho Editorial da Revista CuidArt e Revista Eletrônica de Enfermagem. Consultora ad-hoc da Revista Latino-Americana de Enfermagem; da Revista da Escola de Enfermagem da USP; Revista Ciência, Cuidado e Saúde; Revista Panamericana de Salud Pública/Pan American Journal of Public Health; Revista de Saúde Pública. Ex- enfermeira no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1987-89), Direção Regional de Saúde de Ribeirão Preto (1989-94) e, Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (1994-2006) tendo atuado por 12 anos na área de avaliação, controle e auditoria.

Na Organização Educacional Barão de Mauá (1993-2006) atuou na docência e coordenação de curso de graduação em Enfermagem. Experiência na área de Enfermagem (assistência, gerenciamento e docência), com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem e Sistema Único de Saúde, atuando principalmente em gestão de sistemas de saúde, informação em saúde, serviços de saúde de alto custo/complexidade. É orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental, na linha de pesquisa de “Dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem” e no Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, na linha de pesquisa Prática Social e Profissional em Saúde . Assessora científica da FAPESP. Participou, em 2011, de programa de Pós Doutorado, na área de gestão e avaliação, junto à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, sob supervisão de Dr Oswaldo Y. Tanaka, com financiamento CNPq.

 

Prof. Marcio Mattos Borges de Oliveira

Livre Docência na área de Produção pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003). Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo EESC-USP (1997). Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo ICMC-USP (1991). Graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1982). Professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Operações e Logística, com ênfase em produtos e serviços, sistemas de apoio a decisão e planejamento de operações.

 

Prof. Pedro Fredemir Palha

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Mestre em Enfermagem em Saúde Pública e Doutor em Enfermagem em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Pós Doutor pela Universidade de Alberta (Canadá). Professor Associado 3 do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EERP-USP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública (Conceito 06 da CAPES) desde 2012. Pesquisador Nível II do CNPq/bolsa produtividade. A produção científica nos últimos 14 anos (1998-2013) inclui: 51 artigos científicos; 20 capítulos de livro e 165 resumos publicados em anais de eventos científicos. Possui experiência na formação de recursos humanos em pesquisa, tendo concluído a orientação de 38 alunos, sendo 5 alunos de doutorado; 11 de mestrado; 19 de iniciação científica, com bolsas CNPq, FAPESP, CAPES e FAPEAM. Atua no ensino de graduação e pós-graduação nas disciplinas: ERM0107 – “Políticas e organização dos serviços de saúde”, ERM0310 – “Organização e gestão em saúde e enfermagem na Atenção Básica”, ERM5701 – “Políticas de saúde”, ERM5767-1 “Modelos de atenção em saúde”, ERM5784-1 “Análise de discurso: contribuições teórico-metodológicas para a pesquisa em saúde e enfermagem” . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde, organização dos sistema de saúde, saúde da família, tuberculose, promoção da saúde, enfermagem em saúde coletiva, atenção primária à saúde e gestão em saúde. Atua na linha de pesquisa: Práticas, Saberes e Políticas de Saúde.

 

Profa. Silvia Helena Henriques Camelo

Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (1993). Mestre em enfermagem (2002) e Doutor (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Professor Doutor II , pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. É membro do Comitê de ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Membro efetivo da Sociedade honorífica Sigma Theta Tau Internacional, capítulo Rho Upsilon, Membro da Comissão do Observatório de Recursos Humanos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP,Membro do Grupo de Pesquisa NUESAT e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem. Membro do corpo editorial da Revista do Centro Universitário Barão de Mauá e revisor das revistas Cadernos Saúde Coletiva, Revista Eletrônica de Enfermagem, Revista Latino-am Enfermagem e Revista Texto e Contexto Enfermagem. Tem experiência profissional na área de Enfermagem (assistência, gerenciamento e docência). Foi enfermeira assitencial no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Supervisora do Hospital da Beneficiência de Ribeirão Preto e enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis. Sua produção científica está relacionada a Dinâmica da Organização dos Serviços de saúde e de enfermagem com ênfase em Gestão de Pessoas.

 

Profa. Sonia Valle Walter Borges de Oliveira

Possui Livre-docência em Administração Geral pela FEA-RP-USP, Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Atualmente é professora associada da FEA-RP da Universidade de São Paulo e Assessora Científica da FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teorias da Administração, Planejamento Estratégico e Tomada de Decisâo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de esgoto sanitário, energias alternativas e ecoeficiência.